Muitas vezes, os pais observam que a criança está com o desenvolvimento da linguagem aquém do esperado, mas não sabem exatamente qual a dificuldade que a criança está apresentando para se comunicar.
Até mesmo quando pesquisamos sobre alterações na aquisição e desenvolvimento da linguagem podemos nos deparar com muitas terminologias para descrever um mesmo desvio da linguagem. No entanto, há atualmente, um consenso para que possamos utilizar a terminologia adequada a partir das alterações que podemos encontrar durante o desenvolvimento da linguagem oral.
Dito isto, podemos considerar como atraso de linguagem quando uma criança está desenvolvendo a linguagem de maneira típica, porém mais lentamente do que outras crianças de sua idade. Já um transtorno significa que uma criança não está desenvolvendo a linguagem como seria de se esperar, ou seja, o desenvolvimento da linguagem está ocorrendo de forma atípica.
Podemos observar crianças com dificuldades na linguagem receptiva, ou seja, há alteração na compreensão oral. A criança não entende bem o que outras pessoas lhe dizem. Já quando a criança tem dificuldades para elaborar sua fala de forma adequada há, neste caso, alteração na linguagem expressiva. Pode acontecer da criança apresentar dificuldades tanto em uma quanto em outra, o que torna o processo de comunicação ainda mais complicado.
✔ Dificuldades persistentes na aquisição e no uso da linguagem em suas diversas modalidades (i.e., falada, escrita, linguagem de sinais ou outra) devido a déficits na compreensão ou na produção, inclusive:
1. Vocabulário reduzido (conhecimento e uso de palavras).
2. Estrutura limitada de frases (capacidade de unir palavras e terminações de palavras de modo a formar frases, com base nas regras gramaticais e morfológicas).
3. Prejuízos no discurso (capacidade de usar vocabulário e unir frases para explicar ou descrever um tópico ou uma série de eventos, ou ter uma conversa).
✔ As capacidades linguísticas estão, de forma substancial e quantificável, abaixo do esperado para a idade, resultando em limitações funcionais na comunicação efetiva, na participação social, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional, individualmente ou em qualquer combinação.
✔ O início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento.
✔ As dificuldades não são atribuíveis a deficiência auditiva ou outro prejuízo sensorial, a disfunção motora ou a outra condição médica ou neurológica, não sendo mais bem explicadas por deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) ou por atraso global do desenvolvimento.