Teste da Orelhinha ou Emissões Otoacústicas
Todos os hospitais e maternidades públicos devem realizar o Teste da Orelhinha gratuitamente nas crianças nascidas em suas dependências.
A triagem auditiva neonatal universal por meio do teste da orelhinha é capaz de detectar deficiências auditivas desde o nascimento, possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce de eventuais problemas.
O diagnóstico precoce é fundamental para a realização de procedimentos que irão minimizar os impactos da deficiência auditiva no desenvolvimento da criança.
O teste é realizado com equipamento especial que emite sons e verifica a resposta dos ouvidos ao estímulo. Não causa dor ou desconforto, com duração de três a cinco minutos.
É realizado por um fonoaudiólogo e se o exame for normal assegura a mãe que o bebê não apresenta perda auditiva ao nascer.
Pode ser realizado logo no segundo dia de nascimento, e de preferência ainda no primeiro mês de vida. Caso o bebê não passe no teste é preciso repetir o teste posteriormente e, por vezes, complementar a avaliação com outros exames.