Em outra ocasião já mencionamos que desde a maternidade o fonoaudiólogo já atende o bebê para realização do teste da orelhinha e o teste da linguinha. Mas além disso, acompanhamos o desenvolvimento de bebês prematuros que podem vir a apresentar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, incluindo a fala na idade adequada. Além disso, temos os bebês que possuem um diagnóstico precoce de perda auditiva ou bebês que possuem alguma síndrome que possa prejudicar aspectos da comunicação e/ou sucção e deglutição.
A triste realidade é que alguns pais são orientados, erroneamente, a aguardar a criança completar 4/5 anos pois esta começará a falar sem precisar de uma avaliação criteriosa de um especialista na área, que é o fonoaudiólogo.
O problema é que uma criança ao perder 3 anos de estimulação precoce, pode ser prejudicada quanto a todo o seu desenvolvimento. As habilidades que esta criança deveria ter para se comunicar não serão adquiridas na idade adequada. Esta criança, provavelmente, terá prejuízo em sua interação social pois seus pares não costumam interagir com crianças imaturas, que não dominam ou não tem capacidade para aprender suas brincadeiras ou regras de jogos.
A criança já deve ter uma linguagem bem desenvolvida para ter um bom aproveitamento na educação infantil. Crianças com atrasos não participam ou participam pouco das atividades propostas pela equipe pedagógica. Esta criança que deveria ter habilidades que propiciem um aprendizado para prepará-la para a alfabetização, não consegue acompanhar o desenvolvimento da turma.
A experiência nos mostra que, normalmente, uma criança que aguarda tanto tempo para passar por avaliação fonoaudiológica quase sempre apresenta um atraso no desenvolvimento da linguagem, cognitivo e fracasso escolar em anos subsequentes.
A idade certa é aquela em que os responsáveis observam um atraso significativo de seu filho em relação ao desenvolvimento esperado na sua faixa etária.
Se possui risco para síndromes ou perda auditiva já no primeiro ano de vida.
Se há atraso na fala - Aos 2 anos a criança não fala ainda.
Caso fale, mas aos 4 anos a maioria das pessoas não compreende a criança.
Após a fase de alfabetização não consegue ler como outras crianças.
Qualquer alteração que os pais desconfiem não estar adequada para a idade.