Atualmente, é bem comum que o bebê já tenha contato com o fonoaudiólogo logo nas primeiras horas de vida, visto que, desde o ano de 2010 foi sancionada a lei que torna obrigatória a realização do exame denominado Emissões Otoacústicas (Teste da Orelhinha) em todo o território nacional.
Além disso, em 2014 começou a vigorar a lei que torna obrigatória a realização do Teste da Linguinha em recém-nascidos, este também realizado pelo fonoaudiólogo.
É um avanço para a saúde pública e para a sociedade de uma forma geral a possibilidade de ter a Fonoaudiologia inserida na vida do indivíduo tão precocemente.
Estes dois testes fazem parte dos testes de triagem neonatal juntamente com outros mais tradicionais como o teste do pezinho, do olhinho e coraçãozinho. Na caderneta de vacina da criança deve vir anotado os resultados dos testes, juntamente com os dados do nascimento do bebê (muitas mães nem sabem).
Vale ressaltar que ainda antes do nascimento o fonoaudiólogo já se faz presente para dar assistência à gestante no que se refere às orientações sobre o aleitamento materno e o desenvolvimento global do bebê.